top of page

História do Ciclismo

Image by Simon Connellan

O QUE É CICLISMO?

Ciclismo é uma atividade que envolve a repetição de um movimento e que usa como meio de locomoção a bicicleta. O ciclismo pode ser competitivo, recreativo e praticado como forma de atividade física, tanto outdoor como indoor (como as aulas de spinning).

O ciclismo também é parte integrante de outra modalidade esportiva, o triathlon que une natação, ciclismo e corrida.

HISTÓRIA DO CICLISMO

As origens do ciclismo estão ligadas ao século XIX, especificamente a década de 1890. Período que as bicicletas passaram por melhorias significativas, as quais permitiram que o ciclismo enquanto modalidade esportiva se desenvolvesse.

Em 1839, o ferreiro escocês Kirk Patrick Macmillan criou o primeiro protótipo de uma bicicleta: dois pedais grudados em uma enorme roda da frente. O modelo com rodas de tamanhos iguais e o sistema de correntes e catracas só surgiu em 1880, e as marchas apenas em 1890.

A primeira competição no ciclismo, porém, nasceu antes da evolução da bicicleta: em 1869. Foi nesse ano que ocorreu a primeira maratona ciclística com um percurso entre as cidades de Paris e Rouen, de 123 quilômetros.

Em 1890, porém, foi quando houve a construção do primeiro velódromo em Paris, na França – e os franceses foram os primeiros do mundo a fomentarem o ciclismo como uma modalidade esportiva. Porém, apenas em 1896 que o esporte ganhou projeção mundial por ter sido inserido nos Jogos Olímpicos.

A primeira prova olímpica de ciclismo foi disputada no mesmo trajeto que a tradicional maratona dos primeiros Jogos: os ciclistas largaram em Atenas e pedalaram até a cidade de Marathon, depois retornaram à capital grega. Ausente nas três edições olímpicas seguintes, o ciclismo retornou em 1912, em Estocolmo e desde então se manteve presente no programa olímpico.

QUAIS SÃO AS MODALIDADES DO CICLISMO?

Nos Jogos Olímpicos atuais existem 5 modalidades do ciclismo: BMX, BMX Freestyle, Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Ciclismo de Pista.

BMX

BMX é a sigla de Bicycle Moto Cross. O BMX nasceu da paixão de jovens norte-americanos pelo motocross. Como não tinham um equipamento adequado, eles acabavam imitando as manobras usando bicicletas em pistas de terra.Atualmente, as provas de BMX são disputadas com 8 atletas até se chegar à final. As bicicletas usadas possuem aro 20”, uma marcha e um freio. Os ciclistas largam de uma plataforma com cerca de 10 metros de altura e devem passar por vários obstáculos até cruzarem a linha de chegada.

BMX FREESTYLE

Modalidade mais recente, que participaria pela primeira vez nos Jogos de Tóquio no ano de 2020, porém que foram adiados devido à pandemia de COVID-19. Nessa modalidade, também se usa uma bike de aro 20”, os atletas devem executar uma série de manobras, com giros e saltos no ar. Dentro do BMX Freestyle existem seis modalidades, que são: Vertical,Half Pipe, Street, Mini Ramp Street e Park.

MOUNTAIN BIKE

Disputado nos Jogos Olímpicos desde 1996. Nas Olímpiadas, são disputadas provas de cross-country com múltiplas voltas. O primeiro ciclista que completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada, é o vencedor.Em média, as provas têm duração de 1:30 até a 2 horas. A bike dessa modalidade tem pneus mais largos, amortecedores traseiros e dianteiros e material resistente à impacto.Os atletas precisam usar capacete ventilado, roupas leves e aerodinâmicas.

 

CICLISMO DE ESTRADA

Primeira modalidade a ser disputada dentro do ciclismo. Atualmente conta com provas de estrada e contrarrelógio. As bikes de estrada são mais leves, com guidão mais baixo e pneus mais finos. Nos Jogos Olímpicos, as provas de ciclismo de estrada são individuais e vence quem cruzar a linha de chegada em primeiro. Já na disputa contrarrelógio, vence quem fizer o percurso no menor tempo.

CICLISMO DE PISTA

Modalidade que surgiu diretamente do ciclismo de estrada. Ela é realizada em pistas exclusivas para a disputa, os velódromos.As bikes são bem diferentes e não possuem freios, além de contar com apenas uma marcha. Nessa modalidade, os ciclistas atingem altíssimas velocidades. Caso haja necessidade de reduzir a velocidade, o ciclista deverá pedalar para trás.No ciclismo de pista, existem 6 tipos de provas, que são: Velocidade Individual, Velocidade por Equipes, Perseguição por Equipes, Omnium, Madison e Keirin.

OUTRAS

Além das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos, existem algumas outras. Por exemplo, o mountain bike tem 4 modalidades: downhill (DH), XCO (que é cross-country olímpico), freeride, 4x, trial, triptrial ou maratona, uphill e enduro de regularidade.

O QUE É CRONOMETRAGEM ELETRÔNICA?

Nos eventos esportivos é usual algum processo de cronometragem, o qual normalmente é manual/analógico. Já a cronometragem eletrônica é mais prevalente em grandes eventos em esportes como corrida ou ciclismo ou natação. A cronometragem eletrônica pode ser realizada com diferentes tipos de tecnologia, entre elas RF-ID, com chips ou transponders. Nesses modelos o aparelho é colocado em zonas específicas do corpo do participante. A SMART TIMERoferece o serviço de cronometragem eletrônica com chip eletrônico. O aparato pode ser usado para melhorar e agilizar o processo de apuração, garantindo maior confiabilidade dos resultados, sendo extremamente eficiente em diversos aspectos.

bottom of page